A coluna – O contrato

O contrato que a ficção propõe não versa sobre a verdade, mas sim sobre a verossimilhança. Tratar não do que aconteceu, como no discurso histórico, mas sobre o que poderia ter acontecido. Essa é a técnica (para quem escreve) e a mágica (para o leitor). Um acordo que não precisa ser assinado. Nas discussões sobre a liberdade de expressão no país, que tem nas biografias sem necessidade de autorização um de seus tópicos mais candentes, o Judiciário aparece sempre como mediador indicado para mediar as partes e defender aqueles que se sintam moralmente atacados. O que não se pergunta, e talvez em países de democracia mais sedimentada talvez não seja necessário, é se o Judiciário está aparelhado para essa discussão. Nesta semana, o dramaturgo Lucas Arantes foi condenado a indenizar a mãe da menina Isabella Nardoni por ofensas morais. Lucas é autor de “Edifício London, peça que teve encenação suspensa no ano passado por fazer referências, assim como a personagens de Shakespeare e Eurípides, ao crime bárbaro cometido em 2008. Em sua sentença, a juíza responsável pelo caso ressaltou o caráter “punitivo e pedagógico” de sua decisão. Ao tratar um texto ficcional com os mesmos instrumentos com que são abordados os relatos factuais, baseando-se em fatos e evidências encenadas num palco, quem julga se vê sugado pelo terreno movediço da verossimilhança, confundindo a vida com sua representação.

Anúncios

3 respostas para “A coluna – O contrato

  • Teresa Piccin

    Oi Zé! Fim de semana, meus neurónios foram andar por aí sem…Não entendi, vc é contra, a favor ou muito pelo contrário quanto a decisão da juíza. Boas caminhadas!

  • Zé Godoy

    Oi, Teresa, a questão sobretudo é a desconfiança na capacidade do Judiciário de tratar de casos como esse. É o que transparece na decisão da juíza. Abs

    • Teresa Piccin

      Oi Zé! a jornalista Teresa é a favor da total liberdade de expressão e contra a censura, venha de onde vier. Já a vovó Teresinha está em xeque. Coisas da vida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: