A coluna – As regras do consumo

Zapeando o noticiário da manhã, antes de entrar no ar, deparei-me com matéria do Bom dia Brasil sobre o aumento do custo dos estacionamentos e a perda de receita do pequeno comércio em São Paulo. Embora ouça dois urbanistas com visões divergentes sobre o projeto das ciclofaixas, o material é crítico ao projeto, opção endossada por seus apresentadores (o rapaz Bocardi que fica em São Paulo tem uma vocação conservadora xiita a ser observada).
Sou absolutamente favorável ao pequeno comércio, e penso que a prefeitura já deveria ter lançado um projeto de revitalização desse tipo de atividade. No Rio, a prefeitura, de forma um tanto precária, tenta reorganizar a concentração monstruosa de determinados tipos de estabelecimento (redes de farmácias, agências bancárias) em alguns bairros da cidade.
Não há dúvida que há muito o que fazer, mas transferir o ônus dos problemas dos comerciantes para utilização da bicicleta como meio de transporte me parece uma simplificação.
Esse tipo de atividade está em decadência há pelo menos duas décadas, perdendo espaço para a explosão dos shopping centers. A troca de perfil de estabelecimento soa como metáfora perfeita da escolha da cidade por espaços privados em detrimento de espaços públicos. Troca-se o convívio nas ruas de comércio de bairro pelos corredores do shopping muitas vezes nada próximo. Esta troca é mediada pelo automóvel, que se torna ponto central dessa mudança. Vai-se ao shopping pelo conforto de estacionar e pela possibilidade de se resolver diversas demandas de consumo. Ampliando o quadro, o que se demonstra é uma substituição mais profunda: deixar de ser cidadão para se tornar consumidor.
Nesta mesma semana descobriu-se os códigos de conduta do shopping Del Castilho, no Rio. Segundo estes, circular sem objetivo definido, “vadiar” conforme o termo usado, pode acarretar a expulsão do estabelecimento. Ideias que no papel tendem a chocar mas que apenas explicitam regras há muito praticadas.

Anúncios

2 respostas para “A coluna – As regras do consumo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: