Por que Chatô é um filmaço?

Não é todo dia que um filme demora vinte anos para ser feito. Na verdade, muitos filmes levam vinte anos para serem feitos, mas normalmente não saem da cabeça do diretor. Também não é todo dia que, na longa lista de produtores que possibilita que boa parte do cinema atual seja produzido, um escritório de advocacia surja em destaque. Não é todo dia. Mas Chatô está aí para mostrar que no Brasil quanto mais as coisas parecem claras mais elas se complicam. O mais fácil sempre é abrir a boca para lembrar as idas e vindas da produção, o dinheiro captado com leis de incentivo fiscal; os relatórios, processos e a cara confusa de Guilherme Fontes dando explicações pouco plausíveis. Ainda não sei e não tenho elementos para saber se Fontes é inapto, desonesto ou foi envolvido por um tipo de falcatrua que é mais comum do que pode parecer no mercado cultural brasileiro. O que eu posso dizer, tendo como prova a grande tela do cinema, é que Guilherme Fontes fez um grande filme; um grande filme que seus vinte anos de idade fizeram ainda mais atual.

Fernando Morais já havia tido o talento e a perspicácia de perfilar esse personagem complexo em sua biografia, mas penso que Fontes consegue avançar ainda mais em termos de linguagem, com seu tom farsesco/satírico que aponta todos os dedos para as enormes contradições nacionais, hoje em dia expostas em praça pública.

Como o tabuleiro da baiana de Caymmi, o Chatô de Fontes tem de tudo: chantagens e compadrio como modelo de poder; políticos que dormem com empresários; brutalidade e arroubo criativo, arrojo e caricatura. Reúne em si a potência do país que pode ser com as práticas do país que somos.

Resumindo: nos oferta a tela como espelho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: