35 anos sem Lennon

Nureyev, Bernstein e Lauren Bacall, entre outros, em diversas épocas, habitaram o Dakota, mítico edifício construído no final do século XIX num descampado onde hoje pulsa o Upper West Side, em Nova York. Nenhum deles porém, se relaciona a ele de forma mais profunda e trágica do que John Lennon, que deixou o endereço numa maca exatos 35 anos atrás. Lennon e Yoko residiam no Dakota desde 1973, e entre idas e vindas, tentativas de expulsar Lennon do país, shows e discos, construíram parte importante da cultura pop daqueles anos 1970. Depois de gravarem “Rock’n roll”, em 1975, foram precisos cinco anos para voltarem ao estúdio para criar “Double Fantasy”. O álbum foi lançado em 17 de novembro daquele 1980, e a recepção não foi nada boa. As críticas misturavam comentários musicais com questionamentos sobre a estetização do casamento Lennon-Ono nas canções. Nos tempos em que a crítica de música pop era forte e vigorosa, a confusão entre persona artística e conteúdo artístico parecia indissociável. Talvez ainda resista hoje nos comentários cinematográficos que caracterizam uma grande atuação à perda de peso, ou a parceria entre um casal de atores. Talvez. Lennon-Ono, casal e artistas, eram uma coisa só, até os trágico evento de 8 de dezembro.

Às vezes só a morte é capaz de mostrar aos vivos o óbvio. Foi o que aconteceu com “Double Fantasy”, que arrebataria o Grammy no ano seguinte. Grande disco de despedida; amoroso e delicado, rude e vigoroso, como a vida dos – bons – que seguem por aqui.

A lista de grandes canções de “Double Fantasy” é grande: “Woman”, “(Just like)starting over”, “Beautiful boy”, mas a minha favorita segue sendo “I’m losing you”.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: