Bloomsday

Hoje é Bloomsday, motivo mais que merecido para uma edição especial do Clube do Livro. Dia de celebrar – quem sabe com uma cerveja irlandesa – o dezesseis de junho de 1904, em que Leopold Bloom deixou sua cama para um longo e inesquecível dia. O Ulisses de Joyce é mais do que simplesmente um livro, na acepção acomodada dos dias correntes. Não é um objeto que está fora da vida, um utensílio para ser usado em nosso tempo livre. Uma grande obra de arte como esta é a própria vida, faz parte de nosso modo de experimentar o mundo. Paródia moderna que recontextualiza o retorno ao lar do Odisseu de Homero, e que expande nossa sensibilidade atual para a grande aventura deste mundo.

 

 

Anúncios

2 respostas para “Bloomsday

  • Henriqueta Lacourt

    Oi, Zé
    Viva o Bloomsday! Sou leitora fertilizada de Joyce e também achei o livro do Galindo o máximo. Há tempos quero falar com você e pedir sua autorização para ser sua irmã mais velha. Moro em Brasília, aposentada do Min.da C.e Tecnologia, 72 anos, e detesto sair de casa. Quando o faço é para passar um tempo na Noruega, na irlanda, Malta e outros lugares mágicos, no que me pareço com você. Este ano perdi o Bloomsday, fiquei com preguiça de ir a Dublin. Vou me consolar repetindo “sim, eu digo sim” à preguiça.
    Diz pro Dan que o anúncio dele faz o maior sucesso aqui e ele está um gataço.
    Sláinte
    Henriqueta Lacourt

    • Zé Godoy

      Oi, Henriqueta, autorização concedida!
      Bom, convenhamos que não é difícil celebrar o Bloomsday em casa, basta escolher a esmo qualquer página daquela aventura literária e se deixar participar (os mais ousados podem até se fazer acompanhar de uma cerveja irlandesa).
      Eu digo sim. Por que não?
      Z.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: