Nova York em chamas; assassinato na costa inglesa

loneygrande

Estão aí dois autores jovens, praticamente da mesma idade e que estreiam com dois romances muito ambiciosos. Ambições distintas, é verdade, mas ambições que dizem muito sobre a ideia de se escrever um romance nos dias de hoje: por que passar horas, dias, meses, anos produzindo algo cujo objetivo seja menor do que movimentar as engrenagens deste gênero tão resistente à passagem do tempo e às mudanças tecnológicas?

A ambição do americano de Garth Risk Hallberg em seu Cidade em chamas é a da expansão, a ideia de que o mundo cabe entre as páginas de um livro. São mais de mil, em mais uma excelente tradução de Caetano Galindo para o português. Mil páginas para dar conta da Nova York dos anos 1970, e não é difícil pensar que mil páginas ainda não deem conta das milhões de histórias simultâneas que se passam na cidade, que se passaram na cidade naqueles anos, mais exatamente no biênio 1976/77, em que drogas, a falência da cidade e a ascensão de uma nova forma de arte e de vida afloraram na ilha mais famosa do planeta.

Já a ambição em Loney do inglês Andrew Michael Hurley é introspectiva, religiosa, íntima. Retomando as melhores características do romance gótico inglês, Hurley constrói uma atmosfera em que despontam a força incontrolável da natureza, os medos mais profundos da alma e o embate entre forças benévolas e maquiavélicas que operam como pano de fundo dos votos religiosos. Um romance raro em que as memórias do narrador recuperam uma peregrinação religiosa de Páscoa ocorrida quarenta anos antes, em que ele e seu irmão, então adolescentes, acompanham seus pais à uma minúscula e excêntrica comunidade costeira da Inglaterra. Uma viagem em que um crime será revelado, espalhando sua terrível sombra sobre suas existências.

Tratei dessas duas estreias no Clube do Livro de hoje.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: