Clube do Livro com João Cabral e Wislawa Szymborska

cabral-inezNo Clube do Livro de hoje tratei de dois lançamentos de dois grandes poetas: A literatura como turismo, coletânea em que Inez Cabral seleciona e comenta poemas de seu pai – João Cabral de Melo Neto – que tematizam os diversos pousos de sua carreira diplomática; e Um amor feliz, em que Regina Pryzybycien seleciona e traduz 82 poemas recolhidos na longa trajetória da Nobel polonesa Wislawa Szymborska.

Apesar de poetas de poética distinta, tanto em tema quanto em forma, com olhar apurado é possível recolher semelhanças, ao menos em relação à experiência do fazer poético, entre esse dois artistas do verso. Recorro primeiro a dois versos de “O postigo”, poema de Agrestes, obra de 1985 de João Cabral, e selecionado por Inez em sua antologia:

[…]

Escrever jamais é sabido;

o que escreve tem caminhos;

Escrever é sempre estrear-se

e já não serve o antigo ancinho.

 

Escrever é sempre o inocente

escrever do primeiro livro.

Quem pode usar da experiência

numa recaída de tifo?

 

E agora a um trecho do discurso de agradecimento que Szymborska proferiu a receber o Nobel:

Também o poeta, se é um poeta de verdade, deve repetir constantemente para si mesmo: “não sei”. Cada poema seu é uma tentativa de resposta, mas assim que ele coloca o ponto final, já o espreita a dúvida, já começa a se dar conta de que aquela resposta é uma resposta temporária e totalmente insuficiente. E assim tenta mais uma vez, e mais outra e depois os historiadores da literatura juntam com um grande clipe essas sucessivas provas de sua insatisfação consigo mesmo e chamam-nas de sua “obra”…

Como se vê mesmo entre os grandes, a criação é assunto complexo, difícil e inexplicável.

Sem querer explicar o inexplicável, mas tentando ampliar as parcas informações que o colunista tenta comunicar no Clube do Livro, a partir de hoje passo a publicar vídeos complementares ao comentário semanal. O primeiro, tratando de Cabral e Szymborska, está aqui acima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: